<

<< Home

 

Programa Jovem Aprendiz

 

rograma Jovem Aprendiz foi estabelecido pela Lei 10.097/2000, regulamentada pelo Decreto Nº 5.598/2005. Determina que todas empresas de médio e grande porte estão obrigadas a contratarem adolescentes e jovens da faixa etária entre 14 e 24 anos. Trata-se de um contrato especial de trabalho por tempo determinado com duração máxima de dois anos. As empresas admitem os beneficiários como aprendizes de ofício conforme previsto na Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, e ao mesmo tempo em que, deverão estar matriculados em cursos de aprendizagem ministrados pelas instituições qualificadoras responsável pela certificação dos mesmos. As instituições qualificadoras ministrarão cursos de aprendizagem de conteúdos teóricos associados à vivência das práticas do trabalho na empresa. A carga horária estabelecida no contrato e deverá somar o tempo necessário para formação e qualificação do jovem aprendiz.

De acordo com a legislação em vigor, a cota de aprendizagem varia entre 5% e 15%, por estabelecimento, percentual calculado sobre o total de empregados cujas funções demandem formação profissional.

Conforme as Portarias 723/12; 1.005/13 e 634/18 da atual Secretaria do Trabalho – Ministério da Economia a obrigatoriedade do introdutório é de 10% da carga horária teórica nos primeiros dias do contrato e 40% da carga horária teórica deverão ser destinadas às disciplinas específicas da formação.

 

 

<< Home

 

 

A FUNDAL está executando o PTS do Residencial

Urupiara em Alagoinhas-BA

 

UNDAL está executando através de Processo Licitatório o Plano de Trabalho Social do Residencial Urupiara no município de Alagoinhas Bahia, trata-se de um projeto essencial da política habitacional, a ser desenvolvida junto aos beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida. Visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, promovendo a defesa dos direitos sociais, o acesso aos serviços públicos e o incentivo e o fortalecimento da participação e organização comunitária dos beneficiários do Programa.

Serão 1.272 famílias inseridas no projeto que viabilizará o exercício da participação cidadã mediante trabalho informativo e educativo, que favoreça a organização da população, a gestão comunitária e a educação sanitária, ambiental e patrimonial, visando à melhoria da qualidade de vida das famílias beneficiadas e sua permanência nos imóveis, bem como contribuir para a sustentabilidade do empreendimento. Vinte e três ações serão executadas através de uma rede de parcerias para facilitar aos beneficiários acesso aos serviços de educação, saúde e assistência social através das políticas públicas, criando espaços coletivos de relacionamentos e convivência comunitária.

 

 

<< Home

 

 

Veja as Ações da Fundal com o Programa Minha Casa Minha Vida

 

UNDAL está credenciada pela Caixa Econômica Federal como entidade Organizadora do Programa Nacional de Habitação Rural - PNHR, direcionado para Agricultores Familiares, comunidades Quilombolas e Indígena visando a construção de moradias dignas, estimular a sua organização social, econômica e familiar, bem como, a permanência na área rural de origem.

Além de construir e entregar moradia para os beneficiários o programa também estimula a participação coletiva dos beneficiários e seus familiares no desenvolvimento de ações de geração de renda, reforça os conceitos de educação patrimonial e ambiental. As ações são articuladas com as políticas públicas de acesso aos serviços de educação, saúde e assistência social de cada Município.

A FUNDAL atuou nos Municípios de Cachoeira, Ipirá,  Serra Preta e Várzea do Poço e Cachoeira no estado da Bahia, beneficiando centenas de famílias.

 

 

<< Home

 

 

Vem aí, o II Circuíto de Corridas de Ipirá

 

UNDAL promove anualmente o Circuito de Corrida de Ipirá, visando mobilizar os corredores de rua de Ipirá, municípios do Território da Bacia do Jacuípe e cidades circunvizinhas a fim de promover este tipo de esporte, disseminar a cultura corporal e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Este evento fomenta a cultura da prática do esporte e lazer enfatizando seus benefícios para crianças, jovens e adultos de ambos os sexos, tornando essa prática esportiva como um hábito saudável e está inserido no Calendário de Corridas de rua do Estado da Bahia, mobilizando anualmente centenas de atletas e admiradores deste esporte.

 

 

<

 

 

<< Home