Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/u686596430/domains/fundal.org.br/public_html/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2854

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/u686596430/domains/fundal.org.br/public_html/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2858

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/u686596430/domains/fundal.org.br/public_html/wp-content/plugins/revslider/includes/output.class.php on line 3708

Warning: Use of undefined constant REQUEST_URI - assumed 'REQUEST_URI' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/u686596430/domains/fundal.org.br/public_html/wp-content/themes/customify/functions.php on line 73
Institucional – Fundal
Menu fechado

quem somos

A FUNDAL – Fundação Antonio Almeida e Silva, sediada no município de Ipirá, Bahia, é uma entidade beneficente, filantrópica e sem fins lucrativos, criada em 1994 conforme o registro no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas do 1° Oficio da Comarca de Ipirá – Ba, sob n° 10.175 em 17 de maio de 1996, reconhecida de UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL pela Lei – 231 de 12 de julho de 1999 e de UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL pela Lei Legislativa n° 7931 de 11 de Setembro de 2001. UTILIDADE PÚBLICA FEDERAL pela Portaria 2.779/2010 publicada no DOU 06/09/2010. Está inscrita no FISCO MUNICIPAL sob no 00055/97 cód. 205 e no CNPJ sob n° 01.347 902/0001-61 Foi qualificada como ORGANIZAÇÃO SOCIAL para atuar na área da educação pela Resolução do Conselho de Gestão das Organizações Sociais do Estado da Bahia, Nº 004/11 – Publicada no DOE de 10 e 11 de setembro de 2011.

A FUNDAL tem por finalidade a promoção do desenvolvimento sócio-cultural de comunidades carentes, mediante o desenvolvimento de projetos e ações voltadas para os campos: social, cultural, educacional, da saúde, do meio ambiente, das artes, dos esportes e do lazer. Conforme o parágrafo único do Art. 2º do referido estatuto, poderá manter serviço de radiodifusão sonora, sem finalidade comercial.

MISSÃO

Promover o desenvolvimento sociocultural das comunidades do estado da Bahia, prioritariamente as mais vulneráveis, mediante a elaboração e execução de projetos/programas, baseados nos princípios da ética e da transparência, voltados para os campos: social, cultural, educacional, da saúde, do meio ambiente, das artes, dos esportes e do lazer.

VISÃO

Ser protagonista na execução de ações de qualificação social e profissional, buscando promover a inserção cidadã da população mais vulnerável no mundo do trabalho principalmente de jovens e adolescentes em situação de risco social. Visa também servir como referência na implementação de projetos e programas que objetivem o despertar de uma consciência ambiental cultural e social da comunidade baiana.

VALORES

Nossas ações estão comprometidas com a construção de um cidadão ético, crítico e pleno, que tenha ciência do seu papel na sociedade, que buscará formar seres humanos capazes de interagir com o mundo do trabalho, exercer sua cidadania na plenitude e se comprometer com os destinos de uma sociedade mais justa e pacífica.

nosso historico

Esta Instituição surgiu da iniciativa de um grupo de abnegados ipiraenses, residentes na Cidade do Salvador que por iniciativa do Prof. Antonio Almeida e Silva, passaram a desenvolver um trabalho social com as comunidades carentes do Município de Ipirá no início da década de 90, Entre estas ações de filantropia e beneficência estava a distribuição de cestas básicas, cobertores, roupas usadas, brinquedos e a organização de cursos e palestras visando ajudar os mais necessitados desta localidade do semiárido baiano com alta incidência de pobreza. Em continuidade a este trabalho social surgiram mais adeptos, sobretudo, com a incorporação de um grupo pertencente à Loja Maçônica Fraternidade Justiça e outras entidades que passaram a desenvolver projetos sociais vinculados aos campos da assistência social e da educação continuada.

Como estas ações passaram a envolver mais voluntários e a atingir objetivos mais complexos, surgiu a necessidade da formalização de uma entidade capaz de reunir, pessoas, objetivos e ações governamentais e direcioná-las para o bem comum da população pobre, então em setembro de 1994 foi criada a FUNDAL – Fundação Antonio Almeida e Silva, que tem como objetivo a promoção do desenvolvimento sócio-cultural de comunidades carentes mediante o desenvolvimento de projetos e ações voltadas para os campos: social, cultural, educacional, das artes, dos esportes e do lazer.

o instituidor

Antonio Almeida e Silva

Nascido em Ipirá-BA em 01.05.1952, fez seus estudos das primeiras letras em casa na Fazenda Lagoa do Mato com sua mãe e familiares, depois da morte de seu pai em 1960, mudou-se para a Cidade de Ipirá onde matriculou-se na primeira série do ensino primário. Quando terminou seu curso ginasial na Cidade de Ipirá, transferiu-se para Salvador para fazer o curso secundário e superior. Fez opção pela educação profissional, matriculando no curso técnico em Desenho de Arquitetura do Colégio Estadual Luis Tarquínio, concluiu também, o curso Técnico em Edificações na Escola Técnica Federal da Bahia.

Cursou Licenciatura e Bacharelado em Matemática na UFBA – Universidade Federal da Bahia e graduou-se em Pedagogia com ênfase em Administração Escolar na UCSAL – Universidade Católica do Salvador. Fez pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos na UNEB – Universidade do Estado da Bahia. Foi professor de Desenho Geométrico e Geometria Descritiva em várias instituições de ensino de Salvador, professor de Matemática de Colégios e Cursos Pré-vestibular, administrou o Centro Baiano de Ensino Supletivo – CEBES, onde implantou o curso com Avaliação no Processo visando a certificação de alunos do ensino fundamental e médio, o primeiro do norte e nordeste nesta modalidade de ensino, a EPDBA – Escola de Processamento de Dados da Bahia e a ETEBA – Escola Técnica da Bahia, ambas atuantes com a educação profissional visando formar mão de obra qualificada para o mercado de trabalho baiano e brasileiro.

na fundal

Implantou o ISEGO – Instituto Superior de Educação Eugênio Gomes, primeira instituição de ensino Superior da Cidade de Ipirá, visando formar e qualificar professores para atuarem na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio em Ipirá e região. Nesta instituição tem se dedicado em promover a assistência social através de projetos e programas desenvolvidos em parceria com as três esferas do plano governamental e a iniciativa privada. As ações destes programas e projetos são direcionadas para o atendimento de crianças, jovens e adolescentes em situação de risco social e de extrema pobreza.