A FUNDAL tem por finalidade a promoção do desenvolvimento sociocultural de comunidades carentes, mediante o desenvolvimento de projetos e ações voltadas para os campos: social, cultural, educacional, da saúde, do meio ambiente, das artes, dos esportes e do lazer.
O Programa Trilha é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, implementado através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE, visando qualificar jovens baianos com idade entre 16 e 29 anos.
O Programa Trilha foi criado com o objetivo de inserir, no mundo do trabalho, jovens oriundos de situação de vulnerabilidade social, promover a geração de renda e o protagonismo juvenil, através de ações de valorização dos direitos humanos e cidadania, qualificação profissional, voltadas à superação das desigualdades e como forma de combater a situação de desemprego, melhorando a qualidade de vida dos jovens baianos.
O PROGRAMA TRILHA oferece cursos de 400 horas, atendendo a diversas demandas da juventude baiana, com foco voltado para os principais investimentos, identificados a partir de políticas públicas em execução no estado da Bahia.
Cada curso se constituirá de:
– 100 horas de qualificação social e retomada de conceitos da educação básica, o que é fundamental para a aprendizagem teórica e prática e para o exercício da profissão;
– 250 horas de qualificação profissional e preparação para o mundo do trabalho;
– 50 horas para orientação e elaboração do Trabalho Final de Curso (TFC).
O Programa Qualifica Bahia é uma inciativa do Governo da Bahia através da SETRE – Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda. Trata-se de um programa que busca a inserção de jovens e adultos no mundo do trabalho, prioriza o atendimento para as pessoas mais vulneráveis economicamente e socialmente, em especial, os trabalhadores e trabalhadoras com baixa renda e baixa escolaridade, bem como, as populações mais expostas às diversas formas de discriminação social, como os desempregados de longa data, afrodescendentes, mulheres e portadores de necessidades especiais.
A programação consta de cursos de diversos arcos profissionais com duração média de 200 horas letivas com aulas teóricas e práticas.
A FUNDAL é executora do Projeto Juventude Cidadã pelo Estado da Bahia, através da Secretaria do Trabalho Renda e Esportes é voltado para jovens com idade entre 16 e 24 anos, de baixa renda que através do desenvolvimento de ações de formação em direitos humanos e cidadania, qualificação profissional e a prestação de serviços civil voluntário à comunidade, sejam capacitados para uma iniciação profissional buscando alcançarem melhores oportunidades para ingressarem no mundo do trabalho e contribuindo para o enfrentamento do desemprego na juventude brasileira.
Este Projeto está vinculado ao PNPE – Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego, criado pela Lei Federal Nº 10.748/2003. Executado pelo Ministério do Trabalho e Emprego mediante convênios com os Estados e Municípios.
Os jovens beneficiários devem atender cumulativamente aos seguintes requisitos:
I – não ter vínculo empregatício durante o processo em que estiver no Projeto Juventude Cidadã;
II – sejam membros de famílias com renda mensal per capita de até 1/2 (meio) salário mínimo. Incluídas nesta média eventuais subvenções econômicas de programas congêneres e similares,nos termos do disposto no art. 11 desta Lei;
III – estejam matriculados na rede pública e freqüentando regularmente estabelecimento de ensino fundamental ou médio, ou cursos de educação de jovens e adultos, nos termos dos arts. 37 e 38 da Lei Federal nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, ou que tenham concluído o ensino médio;
IV – estejam cadastrados nas entidades executoras do Projeto, nos termos desta Lei.
SETRE e no momento está desenvolvendo ações de Qualificação Social e Profissional para 410 jovens nos Municípios de Salvador, Capim Grosso, Jacobina, Mairí, Pintadas e Várzea da Roça.
A FUNDAL promove anualmente o Circuito de Corrida de Ipirá, visando mobilizar os corredores de rua de Ipirá, municípios do Território da Bacia do Jacuípe e cidades circunvizinhas a fim de incentivar a prática deste tipo de esporte, disseminar a cultura corporal e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Este evento fomenta a cultura da prática do esporte e lazer enfatizando seus benefícios para crianças, jovens e adultos de ambos os sexos, tornando essa prática esportiva como um hábito saudável e está inserido no Calendário de Corridas de rua do Estado da Bahia, mobilizando anualmente centenas de atletas e admiradores deste esporte.
A FUNDAL atuou como executora dos serviços especializados de apoio aos municípios na execução das ações do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no território de Identidade Bacia do Jacuípe.
Selecionou e contratou 79 monitores e 8 prepostos municipais para atuarem nos municípios de Capela do Alto Alegre, Gavião, Ipirá, Nova Fátima, São José do Jacuípe e Riachão do Jacuípe. O Processo Seletivo foi através de Edital de Concurso com participação de 860 candidatos com uma concorrência de 10 candidatos por vaga.
A FUNDAL implantou o Projeto Escola de Fábrica, em convênio com o Ministério da Educação através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, que possibilitou a formação e a inclusão social de jovens de baixa renda, por meio da Educação Profissional no próprio ambiente das empresas.
Ministrou vários cursos de Qualificação Profissional que permitiram a inserção de centenas de jovens e adolescentes no mundo do trabalho.
A FUNDAL implantou em 2005 implantou em Convênio com a Secretaria de Programas e Projetos Culturais do Ministério da Cultura o PROJETO ARTE E CULTURA CIDADÃ – Ponto de Cultura de Ipirá – vinculado ao Programa Cultura Viva que oferece várias modalidades de inclusão cultural e digital. Este projeto trabalha com Oficinas de teatro, música, esportes, som e vídeo, inclusão digital, Campanha de incentivo à leitura e outras ações voltadas para o desenvolvimento de aptidões artísticas e culturais da população de Ipirá e região.
Atualmente, o Ponto de Cultura está sendo executado em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia através do Programa Cultura Viva no Estado da Bahia e tem como principais ações: Oficina de música, Oficina de inclusão digital e Programa de incentivo à leitura nas escolas públicas de Ipirá.
O Viveiro de Mudas Florestais de Ipirá foi criado pela Fundal em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia, com o objetivo de produzir mudas de essências florestais, arvores nativas e frutíferas visando atender a demanda por reflorestamento, recomposição de matas ciliares.
Com especial atenção para a recomposição vegetal da Serra da Caboronga e proteção de suas nascentes e riachos que se encontram com elevado risco de desaparecimento.